quarta-feira, 6 de julho de 2011

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou nesta terça-feira (5) uma lista com 90 faculdades brasileiras que não tiveram nenhum candidato aprovado no exame da Ordem, após as duas etapas da prova. O resultado da avaliação foi o pior da história da entidade: só 9,74% dos bacharéis foram aprovados de um total de 116 mil inscritos, o que significa 90,26% de reprovação, segundo o Conselho Federal da OAB.
A lista de faculdades vai ser enviada ao ministro da Educação, Fernando Haddad. No total, 610 instituições de ensino participaram do exame.
A intenção da OAB é pedir a Haddad que as faculdades reprovadas sejam colocadas em regime de supervisão. Isso significa que elas podem ter vagas cortadas ou o vestibular suspenso, caso seja constatada irregularidade nos cursos oferecidos.
As instituições também devem cumprir metas estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e ser acompanhadas de perto pela pasta.
Desempenho
Até a última edição do exame, realizada em dezembro de 2010, o pior índice era de 14% de aprovados, entre os 95,7 mil inscritos no primeiro exame feito pela OAB em 2010.
O exame foi unificado em 2010, o que ajudaria a explicar o aumento da reprovação, segundo especialistas: a porcentagem de aprovados, na média entre os três concursos anuais, caiu de 28,8%, em 2008, para 13,25%, em 2010.
Antes, cada Estado fazia sua seleção, o que possibilitava, segundo a OAB, que um candidato se submetesse a provas mais fáceis em algumas regiões do país.
O calendário da OAB está atrasado. A primeira prova de 2011 será neste mês, dia 17. A segunda está prevista para 21 de agosto. Os resultados serão divulgados em 13 de setembro.

Veja a relação das instituições (PDF) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário