quarta-feira, 30 de março de 2011

O mundo perdeu um grande exemplo

José Alencar Gomes da Silva, nascido em Muriaé, 17 de outubro de 1931, foi um exemplo de ser humano, empresário e político brasileiro.
Foi um dos maiores empresário do Brasil. Construiu um império do ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando portanto, a permanência no cargo até final de 2010.
Começou a trabalhar com sete anos de idade, ajudando o pai em sua loja. Tinha 14 irmãos e irmãs. Aos dezoito anos, iniciou seu próprio negócio. Para isto contou com a ajuda do irmão Geraldo Gomes da Silva. Em 1975, inaugurava a mais moderna fábrica de fiação e tecidos que o país já conheceu. A Coteminas cresceu e hoje são onze unidades que fabricam e distribuem os produtos: fios, tecidos, malhas, camisetas, meias, toalhas de banho e de rosto, roupões e lençóis para o mercado interno, para os Estados Unidos, Europa e Mercosul.
Na vida política, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Elegeu-se com quase três milhões de votos para o Senado Federal por Minas Gerias em 1998. De 2003 a 2010, ocupou o cargo de vice-presidente da República do Brasil, além de chegar a ocupar o cargo de Ministro da Defesa.
José Alencar possuía um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de 15 cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, José Alencar foi um grande exemplo de que a Fé e a vontade viver é superior a qualquer problema na vida.


José Alencar
"A vida pública é uma doação"
* 17/10/1931
+ 29/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário