quarta-feira, 6 de abril de 2011

Embaixador italiano quer conhecer potencialidades do Pará

"O Norte e o Nordeste estão crescendo mais que o restante do Brasil. São o futuro. A tendência é interessante", afirmou o embaixador da Itália no Brasil, Guerardo La Francesca, durante reunião nesta terça-feira (5) no Centro Integrado de Governo (CIG), com o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, David Leal, representantes da empresa Vale no Estado e da Fundação Vale, tendo à frente o diretor presidente Sílvio Vaz. Uma comitiva de empresários italianos, acompanhada da assessora Oslecy Garcia, também esteve presente.

Desde agosto de 2009 no país, Guerardo La Francesca já visitou o Pará quatro vezes. O embaixador convidou David Leal para apresentar o Pará na Embaixada Italiana em Brasília. De acordo com La Francesca, seria importante conhecer melhor as potencialidades do Estado, seus núcleos econômicos e geográficos, entre outras informações.

Durante o encontro, que contou com uma apresentação sobre a Estação Conhecimento da Fundação Vale, David Leal pediu aos empresários italianos que o ajudem a resolver um entrave antigo no Pará: a industrialização do couro. "Nós temos o terceiro maior rebanho do país, mas a maior parte do couro produzido aqui sai in natura. Não temos nem semi-acabados e nem acabados", disse o secretário adjunto.

Segundo ele, o couro paraense segue para ser industrializado em outros Estados e países. "O embaixador poderia nos ajudar a identificar um grupo de empresários na Itália que pudesse nos ajudar", frisou.

No final da reunião, o embaixador repassou uma Comenda ao secretário adjunto, para ser entregue ao governador Simão Jatene, além de uma camisa com ícones das culturas brasileira e italiana.

Antes de participar da reunião, a comitiva formada por 15 empresários italianos esteve no município de Parauapebas, no sudeste do Estado, visitando a Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, onde existe uma Estação Conhecimento mantida pela Fundação Vale desde 2009, em área habitada por cerca de 120 famílias de agricultores.



Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário