Os juros cobrados pelos bancos em suas operações de crédito com pessoas físicas subiram para 45% ao ano em março de 2011, segundo informou o Banco Central nesta quarta-feira (27). O crescimento frente ao mês de fevereiro foi de 1,2 ponto percentual, visto que a taxa estava em 43,8% ao ano.
No primeiro trimestre deste ano, a elevação da taxa de juros dos bancos foi bem maior: de 4,4 pontos percentuais. Com isso, atingiu o maior patamar desde junho de 2009, quando estava em 45,6% ao ano, segundo dados da autoridade monetária.
Já a taxa média geral (empresas e pessoas físicas) de juros dos bancos também avançou no mês passado, quando atingiu 39% ao ano, na comparação com 38,1% ao ano em fevereiro deste ano. No trimestre, a taxa subiu quatro pontos percentuais, pois estava em 35% ao ano no fechamento de 2010. Ao mesmo tempo, também cresceram os juros cobrados nas operações com empresas, que passaram de 30,6% ao ano em fevereiro para 31,3% ao ano em março. Nos três primeiros meses deste ano, a taxa subiu 3,4 pontos percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário