sexta-feira, 8 de abril de 2011

O governo dobra o IOF

O governo eleva a partir desta sexta-feira o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos tomados por pessoas físicas de 1,5% para 3% ao ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

- Estamos tomando esta medida para moderar o aumento do crédito para consumo. As outras modalidades (de crédito) não são afetadas por isso, como o crédito para empresas e para investimentos - afirmou Mantega.

O ministro salientou que a alta do IOF não atinge o crédito para empresas e investimentos. Inclui todos os financiamentos a pessoas físicas, com exceção dos empréstimos imobiliários, que não serão afetados.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o IBGE divulgou que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,79% em março, praticamente repetindo a alta de 0,80% em fevereiro.

Entretanto, a taxa em 12 meses subiu para 6,3%, ultrapassando a marca de 6,01% nos 12 meses imediatamente anteriores e ficando muito perto do teto da meta, de 6,5%. O indicador terminou o primeiro trimestre do ano registrando inflação de 2,44%, superior à marca de igual período de 2010, de 2,06%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário