sábado, 30 de abril de 2011

Perdeu o prazo para o IR? Saiba o que fazer...

O programa para o preenchimento das declarações do Imposto de Renda 2011 em atraso estará disponível para download a partir das 8h00 desta segunda-feira (20). Os contribuintes que perderam o prazo para entrega, que terminou às 23h59m59s desta sexta-feira (29), precisam, portanto esperar até segunda para fazer a declaração.


O contribuinte que já preencheu pelo programa que estava no ar até ontem, mas não conseguiu enviar, terá que fazer um novo preenchimento porque a Receita não irá aceitar o programa antigo. Isso porque o novo programa já calcula a multa por atraso na entrega. Junto com o recibo de entrega, o contribuinte imprime uma Darf com a multa, que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

De acordo com a Receita, a multa deve ser paga o quanto antes. Quem não pagar a multa receberá uma intimação, e em caso de imposto a restituir terá o valor da multa abatido da restituição. A Receita alerta, no entanto, que o contribuinte não deve esperar que isso aconteça, pois nesse caso a sua declaração irá demorar mais tempo para ser processada.

Não existe um novo prazo para a entrega da declaração em atraso. Ela deve ser feita o quanto antes, pois que não enviou o documento está ‘em dívida’ com a Receita. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, quanto mais tempo passar maior será a incidência de juros.

Quem tem restituição a receber, também deve enviar o quanto antes, pois irá receber mais cedo o imposto a restituir. As restituições relativas ao IR 2011 começam a ser pagas em 15 de junho, em sete lotes mensais, até 15 de dezembro.

Os contribuintes que enviaram a declaração com informações incompletas devem enviar as declarações retificadoras o quanto antes. Também não há prazo final para retificar.

Restituições

Com o fim do prazo de entrega do IR 2011, as restituições começam a ser pagas em 15 de junho. São sete lotes, sempre no dia 15, até dezembro.

Balanço

Até as 19h desta sexta-feira (29) 23.736.774 contribuintes haviam enviado o documento. O balanço final de entrega só será divulgado pela Receita nesta segunda-feira (2).

Este ano, o número de declarações enviadas à Receita superou as expectativas da própria Receita. A poucas horas do fim do prazo do envio da declaração, quando mais de 23 milhões já haviam entregue os documentos, a previsão subiu para 24,3 e 24,4 milhões, acima do divulgado inicialmente.

A Receita informou que o aumento no número de documentos enviados está dentro da margem de erro trabalhada todos os anos. O aumento também se deve ao crescimento econômico brasileiro. Com o aumento do emprego e da renda, a Receita ganha novos contribuintes, que antes estavam isentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário