terça-feira, 26 de abril de 2011

Minha Casa, Minha Vida cai aos pedaços

MENTIRA

  “Além de a gente ter identidade, nome e sobrenome, a gente tem que ter lugar para morar. A casa é o lugar mais sagrado, onde a gente tem condição de construir o nosso lar, a nossa família.” (Presidente Dilma Rousseff, então pré-candidata do PT e ministra-chefe da Casa Civil de Lula, em Governador Valadares (MG), 09/02/2010.)

A VERDADE

O Minha Casa, Minha Vida, lançado há dois anos, por Rousseff e o ex Lula, não andou. Mas se fosse apenas isso, promessas grandiloquentes não cumpridas, era pouco. O problema é que as moradias feitas a toque-de-caixa eleitoral estão caindo aos pedaços.
Fato é que, mais uma vez, faltou planejamento e sobrou propaganda. O ex lançou o programa sem considerar as complexidades de um projeto dessa envergadura. Como a preocupação era com as eleições, fazer dois ou três discursos por dia para vender um Brasil cor-de-rosa e ocupar espaço no noticiário da imprensa, o PT ignorou preceitos básicos. Registre-se que não era a primeira vez.
O resultado desse desconcerto? Projetos que não saem do papel, obras sem previsão de entrega, construções de péssima qualidade e o desinteresse das construtoras em atender a faixa de menor renda – onde se concentram mais de 90% do déficit habitacional do país.
Apesar de investimentos de R$53 bilhões, recursos que saíram do Orçamento da União e do FGTS, apenas 92 mil moradias para famílias que ganham até três salários mínimos foram entregues – menos de um quarto das 400 mil prometidas na primeira fase do programa.
Em São Paulo, por exemplo, onde há 70 mil inscritos que ganham até três salários mínimos, foi iniciada a construção de 5.606 moradias – 8% da demanda –, e não há sequer previsão de quando serão entregues.
No Rio, o programa também está muito aquém das expectativas: apenas 5.423 dos 25.298 imóveis previstos foram construídos.
Em Fortaleza, onde 105 mil famílias de baixa renda se inscreveram, estão em construção 2,6 mil unidades – 2,47% da demanda. No Recife, é ainda pior: até agora nem uma moradia sequer foi entregue para as famílias de menor renda.
Em Belo Horizonte, começaram a ser construídos 1,4 mil apartamentos, que devem ficar prontos só em 2012. E as obras só saíram do papel porque a prefeitura entrou com dinheiro extra. E é em Minas Gerais, aliás, que está o retrato mais fiel do descaso e do desrespeito do governo petista com os brasileiros que acreditaram na casa própria. Um condomínio de 96 casas em Governador Valadares, inaugurado por Lula e Rousseff no começo do ano passado, numa clara demonstração de propaganda eleitoral antecipada e ilegal, está praticamente condenado. As casas ameaçam desabar, porque foram construídas num terreno instável, com autorização do governo federal.
Enquanto isso, a Caixa Econômica Federal, gestora do programa, cuidava de injetar bilhões de reais no falido banco Panamericano, contemplando uma das maiores fraudes financeiras da história de um governo, um ex-governo.



Portal Gente que Mente

Nenhum comentário:

Postar um comentário