terça-feira, 31 de maio de 2011

Redes sociais influenciam na contratação da pessoa

Além de algo pessoal, as redes sociais também influenciam na vida profissional das pessoas. Fotos ou comentários inadequados podem gerar uma imagem negativa da pessoa, tornando-se fator fundamental para classificação ou desclassificação em um processo de seleção. É o que revela a Pesquisa Internacional de Mercado de Trabalho, realizada pela empresa de recrutamento Robert Half.
A pesquisa afirma que para 44% dos brasileiros entrevistados, aspectos negativos encontrados em redes como Facebook, Twitter e Orkut seriam suficientes para desclassificar um candidato no processo de seleção. O objetivo seria verificar se o perfil dos candidatos no currículo difere do das redes sociais.
Executivos brasileiros afirmaram que utilizam a rede LinkedIn para verificar a veracidade das referências apresentadas nos currículos dos candidatos a uma vaga de emprego. Do total, 46% fazem isso sempre, enquanto 43% fazem essa verificação apenas com os candidatos que já foram entrevistados. Os temas que mais causam desclassificação são relacionados a sexo e a qualquer tipo de discriminação.
Segundo a pesquisa, a primeira coisa que a maior parte (36%) das empresas brasileiras analisa em um currículo é a experiência profissional do candidato; 29% delas buscam as qualificações profissionais, que seriam adquiridas em trabalhos anteriores, e 13% conferem primeiro a formação do candidato.

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